quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como funciona o motor do seu carro (Parte II)

Admissão: Consiste na primeira fase do ciclo que os motores Diesel e a gasolina utilizam. É introduzida nos cilindros uma mistura de ar e gasolina (motores a gasolina) ou só ar (no caso dos motores Diesel). Uma boa admissão permite introduzir mais mistura carburante dentro dos cilindros e consequentemente aumentar o binário e potência do motor o que levará a uma melhor performance.

Compressão: É nesta altura que a mistura carborante existente no interior dos cilindros é comprimida. O êmbulo realiza um movimento ascendente, e as válvulas de admissão e de escape estão completamente fechadas.

Explosão: Agora existe a necessidade de inflamar e queimar a mistura carburante, é aí que entra em funcionamento outro dos componentes do motor (as velas) que irão libertar uma faísca, inflamando então a mistura existente no cilindro. Num motor Diesel a combustão ocorre devido à auto-inflamação das gotas de gasóleo que se evaporam dentro dos cilindros.

Escape: A ultima fase do ciclo é a responsavel por expelir dos cilindros os gases resultantes da combustão da mistura ar + combustivel (gases de escape) através das válvulas de escape.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como funciona o motor do seu carro (Parte I)

A maioria dos condutores vê o seu conhecimento de mecânica reduzido à simples vareta do óleo, ou porque simplesmente não lhes interessa como o motor funciona, ou porque nunca calhou adquirir tal conhecimento.
Como tal, neste post, tentaremos transmitir os conceitos básicos sobre o funcionamento de um motor de combustão interna, para todos aqueles que queiram perceber o funcionamento do motor do seu automóvel.
É sabido que a função do motor, é "transformar combústivel em movimento", para tal é necessário que exista a combustão da gasolina ou Diesel.
Hoje em dia a maior parte dos motores usam o Ciclo Otto (ou ciclo a 4 tempos), que é composto pela admissão, compressão, explosão e escape, os quais explicaremos no próximo post...

Fonte: redline20