segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como funciona lá dentro do motor do seu carro (Parte III)

Como já pôde perceber a "acção principal" ocorre nos cilindros, onde os êmbulos se encontram num movimento ascendente e descentente.
Existem motores com diferente número de cilindros (4, 6, 8, 12, etc...), a disposição dos mesmos também varia, podendo ser em linha, em "V" ou em plano (Boxer), que com toda a certeza terá influência em alguns aspectos, como a suavidade do funcionamento, custo de fabrico e desempenho.
Agora quando ouve a expressão "Motor V6 3.0 litros", facilmente entenderá que o "V6" se trata da disposição dos cilindros, que neste caso é em "V" e tb o número de cilindros que neste exemplo são 6.
Mas então e o "3.0 litros", o que significa ?
Pois bem, não é nada mais nada menos que a cilindrada do motor, que corresponde ao volume de cada cilindro multiplicado pelo número de cilindros. A cilindrada está directamente relacionada com a potência, pois um cilindro com 1/2 litros de volume irá suportar a combustão de uma maior quantidade de mistura carburante que um cilindro com 1/4 litros o que se verifica no desempenho.
Existem ainda outros componetes que vou passar a referir:

Anéis de segmento
: Os anéis de segmento são uma vedação deslizante entre a borda externa do êmbolo e a parede interna do cilindro. Os anéis servem para:
  • impedir que a mistura ar-combustível e os gases de escape vazem da câmara de combustão para dentro do cárter de óleo durante a compressão e a combustão, respectivamente;
  • impedir que o óleo do cárter passe para dentro da zona de combustão, onde seria queimado e desperdiçado.
Nota: Se o seu carro tem por hábito o consumo excessivo de óleo, pode estar relacionado com o desgaste que estes anéis possam apresentar o que levará a uma vedação não 100% eficaz, nestes casos deve verificar o nível do óleo a cada 1000 km e repor a quantidade de óleo consumido.

Biela:
A biela não é mais do que o componente mecânico que serve de ligação entre o êmbolo e a cambota.

Combota:
A cambota transforma o movimento retilíneo do êmbulo num movimento circular.

Cárter
: O cárter envolve a biela e serve de reservatório de óleo, a cambota ao "mergulhar" no óleo do cárter, irá através do seu movimento circular salpicar todos os componentes à sua volta, lubrificando-os.

Árvore de Cames: É o componente responsavel pela abertura e fecho das válvulas de escape e de admissão.


Fonte: redline20