quinta-feira, 17 de março de 2011

Seguro. Quão importante ele é!

Posso falar da minha pessoa mesmo... Tenho um automóvel e no momento não tenho seguro... Já passei por uma que não foi boa. Tinha seguro, vi que não o usava, cancelei e depois acabei batendo o carro... PREJUÍZO na certa. Então, como estou de carro novo, venho procurando o melhor para mim com relação a seguros e conversando com amigos, encontrei na net alguns tipos de seguro...




Há três formas básicas de seguros e você deve escolher a que melhor se adapte às suas necessidades.
  1. Terceiros
    Este tipo de seguro se muito simples e é livre de problemas. Todo piloto é obrigado por lei a ter um. Como ele funciona? Bem, no caso de uma causa acidente devido à sua negligência, você é responsável por reembolsar as despesas dos danos. Assim, a companhia de seguros vai pagar em seu lugar. Um seguro contra terceiros não dá qualquer dano flexibilidade quanto recebeu ou, no caso o seu veículo foi roubado.
  2. Terceiros fogo, e seguro contra roubo
    Este tipo de seguro cobre o seu carro no caso de este ser danificado, e também se você danificar um outro carro. Também dano de fogo é coberto e no caso do seu carro foi roubado, a seguradora vai lhe dar outro carro ou reembolsar o valor do carro. A política é mais caro, mas é definitivamente vale o dinheiro.
  3. Seguros abrangente
    Este é o mais caro dos três seguros, mas tem a maior cobertura. Abrange os danos provocados no seu veículo, no caso você é o responsável pelo acidente, e também protege o inadimplente. casos Hit and run também são abordados. Ele oferece cobertura para roubo de objetos, como o sistema áudio do carro, e também para o pára-brisa quebrado. Se você tem carro quebrado no meio da estrada, então você pode apenas chamar a companhia de seguros e eles vão oferecer assistência. Este é o mais complicado dos três políticas, pois oferece coberturas demais. Você pode não precisar de alguns, mas eles ainda vão acrescentar ao preço final. Então se você quer uma grande cobertura, mas as taxas mais baixas, certifique-se que você especifique as opções que você deseja ter.

Provavelmente irei fazer o seguro, mas ainda estou escolhendo...
Abraço...
Até o próximo post. =D

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como funciona lá dentro do motor do seu carro (Parte III)

Como já pôde perceber a "acção principal" ocorre nos cilindros, onde os êmbulos se encontram num movimento ascendente e descentente.
Existem motores com diferente número de cilindros (4, 6, 8, 12, etc...), a disposição dos mesmos também varia, podendo ser em linha, em "V" ou em plano (Boxer), que com toda a certeza terá influência em alguns aspectos, como a suavidade do funcionamento, custo de fabrico e desempenho.
Agora quando ouve a expressão "Motor V6 3.0 litros", facilmente entenderá que o "V6" se trata da disposição dos cilindros, que neste caso é em "V" e tb o número de cilindros que neste exemplo são 6.
Mas então e o "3.0 litros", o que significa ?
Pois bem, não é nada mais nada menos que a cilindrada do motor, que corresponde ao volume de cada cilindro multiplicado pelo número de cilindros. A cilindrada está directamente relacionada com a potência, pois um cilindro com 1/2 litros de volume irá suportar a combustão de uma maior quantidade de mistura carburante que um cilindro com 1/4 litros o que se verifica no desempenho.
Existem ainda outros componetes que vou passar a referir:

Anéis de segmento
: Os anéis de segmento são uma vedação deslizante entre a borda externa do êmbolo e a parede interna do cilindro. Os anéis servem para:
  • impedir que a mistura ar-combustível e os gases de escape vazem da câmara de combustão para dentro do cárter de óleo durante a compressão e a combustão, respectivamente;
  • impedir que o óleo do cárter passe para dentro da zona de combustão, onde seria queimado e desperdiçado.
Nota: Se o seu carro tem por hábito o consumo excessivo de óleo, pode estar relacionado com o desgaste que estes anéis possam apresentar o que levará a uma vedação não 100% eficaz, nestes casos deve verificar o nível do óleo a cada 1000 km e repor a quantidade de óleo consumido.

Biela:
A biela não é mais do que o componente mecânico que serve de ligação entre o êmbolo e a cambota.

Combota:
A cambota transforma o movimento retilíneo do êmbulo num movimento circular.

Cárter
: O cárter envolve a biela e serve de reservatório de óleo, a cambota ao "mergulhar" no óleo do cárter, irá através do seu movimento circular salpicar todos os componentes à sua volta, lubrificando-os.

Árvore de Cames: É o componente responsavel pela abertura e fecho das válvulas de escape e de admissão.


Fonte: redline20

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como funciona o motor do seu carro (Parte II)

Admissão: Consiste na primeira fase do ciclo que os motores Diesel e a gasolina utilizam. É introduzida nos cilindros uma mistura de ar e gasolina (motores a gasolina) ou só ar (no caso dos motores Diesel). Uma boa admissão permite introduzir mais mistura carburante dentro dos cilindros e consequentemente aumentar o binário e potência do motor o que levará a uma melhor performance.

Compressão: É nesta altura que a mistura carborante existente no interior dos cilindros é comprimida. O êmbulo realiza um movimento ascendente, e as válvulas de admissão e de escape estão completamente fechadas.

Explosão: Agora existe a necessidade de inflamar e queimar a mistura carburante, é aí que entra em funcionamento outro dos componentes do motor (as velas) que irão libertar uma faísca, inflamando então a mistura existente no cilindro. Num motor Diesel a combustão ocorre devido à auto-inflamação das gotas de gasóleo que se evaporam dentro dos cilindros.

Escape: A ultima fase do ciclo é a responsavel por expelir dos cilindros os gases resultantes da combustão da mistura ar + combustivel (gases de escape) através das válvulas de escape.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Como funciona o motor do seu carro (Parte I)

A maioria dos condutores vê o seu conhecimento de mecânica reduzido à simples vareta do óleo, ou porque simplesmente não lhes interessa como o motor funciona, ou porque nunca calhou adquirir tal conhecimento.
Como tal, neste post, tentaremos transmitir os conceitos básicos sobre o funcionamento de um motor de combustão interna, para todos aqueles que queiram perceber o funcionamento do motor do seu automóvel.
É sabido que a função do motor, é "transformar combústivel em movimento", para tal é necessário que exista a combustão da gasolina ou Diesel.
Hoje em dia a maior parte dos motores usam o Ciclo Otto (ou ciclo a 4 tempos), que é composto pela admissão, compressão, explosão e escape, os quais explicaremos no próximo post...

Fonte: redline20