sábado, 11 de setembro de 2010

Xenon, saiba tudo sobre esse tipo de lâmpada!

Temperatura de Cor: 3000K (Amarelo Brilhante)


3000K tem aproximadamente 3200lm de saida, o que significa mais do que 3x de luminescência do que uma lampada tradicional halogena. 3000K emite uma luz de cor AMARELA DOURADA e oferece melhor iluminação durante condições adversas de tempo como em neblina densa. O kit 3000K é mais utilizado como farol secundário como farol alto e farol de neblina. A lampada 3000K é uma lampada 5000K com uma cobertura especial que filtra toda a luz menos a amarela. Essa temperatura de cor vai chamar toda a atenção da estrada. Parece com: uma lampada incandescente.


Temperatura de Cor: 5000K (Branco Padrão)


5000K tem aproximadamente 3200lm de saida, o que significa mais do que 3x de luminescência do que uma lampada tradicional halogena e é a temperatura de cor com maior luminescencia. A luz é muito branca e tem um brilho amarelado quando refletida no asfalto, identica ao Xenon que vem em carros equipados com ele de fabrica. Essa cor é para quem esta procurando por um branco de alta performance para melhorar seus farois. É ideal para quem dirige muito por estradas simples e canyons e necessita de ótima visibilidade. Essa cor de temperatura vai te dar mais luz pelo seu dinheiro.Parece com: a luz de um dia sem nuvens ao meio dia.


Temperatura de Cor: 6000K (Ultra Branco)


6000K tem aproximadamente 2800lm de saida, o que significa mais do que 3x de luminescência do que uma lampada tradicional halogena e um pouco menos comparada a 5000K. Apesar de ser um pouco mais fraca, ela emite um branco puro com uma ligeira matiz pouco visivel de azul e roxo.Parece com: O flash de uma camera fotográfica.


Temperatura de Cor: 8000K (Azul Céu)


8000K tem aproximadamente 2550lm de saida, o que significa mais do que 3x de luminescência do que uma lampada tradicional halogena e um pouco menos comparada a 6000K. Enquanto ela emite uma luz menos clara, ela emite uma luz mais azulada que a 6000K.Parece com: A luz de um dia parcialmente nublado.


Temperatura de Cor: 10000K (Ultra Azul)


10000K tem aproximadamente 2200lm de saida, o que significa mais do que 2x de luminescência do que uma lampada halogena tradicional. 10000K produz uma luz profundamente azul aproximando-se ao violeta e o azul é muito mais notável do que o 8000K. Parece com: A luz de um dia de céu aberto.


Temperatura de Cor: 12000K (Roxo Médio)

12000K tem aproximadamente 2100lm de saida, o que significa mais do que 2x de luminescência do que uma lampada halogena tradicional. Esta temperatura de cor mostra uma luz profundamente violeta azulado e é muito mais colorida do que a 10000K. Ela é para quem está procurando pela luz mais extrema e com visual mais exótico. Parece com: Aurora


Observação: A maioria das pessoas acha que quanto mais alto o K (temperatura Kelvin) mais clara a luz é, mas de fato é o oposto. A razão K é inversamente proporcional ao brilho que a lampada é capaz de emitir. Então, quanto mais baixo o K mais clara é a luz. E o Xenon também dissipa menos calor do que uma lampada tradicional halogena, o que faz com que ela nao danifique a lente do seu farol. A luz 3000K ilumina atraves de neve, chuva e neblina melhor que as outras. Mais usada como farol de neblina do que farol alto ou baixo por causa de sua propriedade.


Historia do Gas Xenonio(Xenon):

O xenônio (do grego "estranho") foi descoberto por William Ramsay e Morris Travers em 1898 nos resíduos resultantes da evaporação dos componentes do ar líquido.


Abundância e obtenção

Encontra-se traços de xenônio na atmosfera terrestre, em uma concentração de 50 ppb (partes por bilhão). O elemento é obtido comercialmente por extração dos resíduos do ar líquido. Este gás nobre é encontrado naturalmente nos gases emitidos por alguns mananciais naturais. Os isótopos Xe-133 e Xe-135 são sintetizados mediante irradiação de neutrons em reatores nucleares refrigerados a ar.


Aplicações

O uso principal e mais notório deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos, assim como em lâmpadas para excitar laser de rubi que geram luz coerente.


Outros usos são:

- Como anestésico em anestesia geral;
- Em instalações nucleares, em câmaras de bolha, sondas, e em outras áreas onde o seu alto peso molecular é desejável;
- Como perxenatos usados em agentes oxidantes em química analítica;
- O isótopo Xe-133 se usa como radioisótopo na Cintigrafia de Ventilação do Pulmão na medicina nuclear.


Compostos


Até 1962 o xenônio e os outros gases nobres eram considerados quimicamente inertes e incapazes de formar compostos. A partir de então comprovou-se que existem compostos de gases nobres. Alguns dos compostos do xenônio são: difluor, hexafluor, perxenato de sódio, terafluor, deutereto de xenônio e hidróxido de xenônio.

Também, tem-se obtido óxidos de xenônio como o trióxido de xenônio, composto altamente explosivo. Ao menos 80 compostos de xenônio em que este se liga com flúor ou oxigênio são atualmente conhecidos. A maioria desses compostos são incolores.


Lâmpadas H.I.D. (High Intensity Discharge) são radicalmente diferentes e otimizadas, em se falando de tecnologias de iluminação. Lâmpadas H.I.D. contrastam com lâmpadas halógenas ou incandescentes comuns de filamento, por serem similares a lâmpadas de vapor. Ao invés de terem filamentos aquecidos, lâmpadas H.I.D. geram um arco voltaico entre dois eletrodos internos, que por sua vez, excita energeticamente uma mistura de gás Xenônio e sais metálicos, assim produzindo uma luz alva e intensa que muito se assemelha à luz natural de um dia ensolarado.


O resultado é um facho azulado, que muda segundos depois de aceso para branco. Semelhante a um flash fotográfico, tem o triplo da luminosidade convencional. Além disso, trabalha com menos potência. ‘‘Enquanto uma lâmpada comum consome entre 55W e 65W, a de xenônio gasta 35W’’.


As cores dos sistemas HID-Xenon são referidas à emissão de espectro de luz solar, o qual é relacionado à temperatura de plasma


Observação: muitos consumidores de kits Xenon têm um conceito errôneo assumindo que quanto mais alta a temperatura Kelvin (K), maior o fluxo luminoso da luz emitida. Na verdade a relação é inversa. O que se relaciona proporcionalmente é quanto clara a luz visível se torna. Também, a temperatura de superfície ao contato é muito mais baixa que a de referência de luminosidade, uma vez que lâmpadas de Xenônio operam em temperatura mais baixa que as lâmpadas halógenas.

(Continua)

Um comentário: