terça-feira, 5 de outubro de 2010

Diferença entre rodas de ferro e de liga leve!

No momento da compra de um carro muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual a diferenças rodas de aço e rodas de liga leve. Este tipo de roda normalmente é oferecida como opcional e custa bem mais caro. Será que vale a pena? A roda de liga leve é um dos acessórios mais desejados pelos proprietários de carros, para muitos proprietários as rodas de liga leve são como o par de tênis que você usa; pois eles gostam de estar na moda com o carro, a também alguns proprietários que substituem os aros do carro todo ano para que ele fique sempre com o aspecto de um carro mais novo, pois é um dos acessórios que mais da vida aos carros.
Existem também proprietários que preferem rodas de aço e calotas, pois elas têm um custo muito inferior às rodas de liga leve, e existe a opção de trocar só as calotas, pois quando é lançado no mercado uma nova versão do carro com novos modelos de calotas, muitos proprietários as substituem pelo modelo recém lançado dando a impressão que o carro é mais novo.
As rodas de liga leve e os aros de ferro possuem a mesma resistência, as diferenças são; custo, peso e aparência.
As rodas de aço possuem e mesma resistência que as rodas de liga leve pois os dois tipos de rodas são submetidos aos mais rigorosos testes, pois no Brasil o índice de ruas e estradas com buracos ainda é considerado alto.
Os principais testes a que as rodas são submetidas são; aerodinâmica, velocidade, pressão do ar, choques térmicos, durabilidade, índice de resistência a produtos químicos, resistência a alta salinidade, buracos e impactos.
Ao contrario que muitos proprietários pensam as rodas de liga leve não melhoram o desempenho do carro, só algumas montadoras de carros esportivos importados como a Audi, Ferrari e Mercedes tem essa tecnologia para fazer uma roda que auxilie nas arrancadas e retomadas, porem as rodas de liga leve em longo prazo são melhores pois exigem menos esforço da suspensão e freios.
As rodas de liga leve são em média 20% mais leve que as rodas de ferro.
As rodas de aço não são tão bonitas quanto às de liga leve pois são feitas de formas diferentes, a roda de liga leve é fundida, ou seja o metal é derretido e colocado em moldes ficando assim com o formato desejado e a aparência muito superior as de ferro, as rodas de ferro são feitas de folhas de aço que é prensado para obter o formato e a resistência desejada.
As rodas de liga leve ao contrario que muitos pensam não agrega valor de revenda ao carro e sim um valor estético provocando um visual melhor no carro.
Existem no mercado varias marcas de rodas dentre elas as mais conhecidas são; Binno, Mangels, Rodão, TSW e Vaska.
Pesquise aqui mesmo na Internet existem varias lojas onde você pode consultar modelos e preços e ainda comprar e receber suas novas rodas com toda comodidade.

Exemplo de roda de ferro: (geralmente cobertas por calotas)

Exemplo de roda de liga leve:

Um comentário: