terça-feira, 19 de outubro de 2010

Suspensão Automotiva!!

A suspensão de um automóvel é o sistema responsável por absorver as irregularidades e impactos do solo, também serve para garantir que o pneu fique em permanente contato.

Os componentes

O sistema de suspensão é composto por vários componentes, o sistema mais comum são os compostos por molas e amortecedores, portando neste artigo vamos falar apenas sobre estes:
Molas - são as responsáveis por sustentar o peso do carro e determinar a altura entre ele e o solo. É o principal componente por absorver os impactos.

Molas esportivas – são molas com a mesma função das originais, podem ser mais duras para o automóvel ficar mais firme com melhor estabilidade nas curvas e em altas velocidades e/ou menores para o carro ficar mais baixo deixando o centro de gravidade mais baixo também garantindo maior estabilidade. Por serem mais duras as pessoas dentro do veiculo sentem mais as irregularidades do solo podendo causar desconforto, outras preferem assim pela sensação de uma condução mais esportiva. Quando as molas deixam o carro mais baixo é necessário ter um cuidado maior com buracos e lombadas.

Amortecedores - são os responsáveis por controlar os movimentos das molas. Imaginem uma mola sendo jogada no chão, ela vai bater e pular, se dentro desta mola for instalado um amortecedor a mesma quando jogada no chão vai bater e absorver o impacto permanecendo no mesmo lugar. Desta forma quando o automóvel passa em um buraco ou lombada as rodas fazem o movimento e voltam no lugar original sem ficar sacudindo o automóvel.



Amortecedores esportivos – são amortecedores com a mesma função dos originais, porem pode ser mais pressurizados fazendo com que as molas se movimentem menos e deixando o carro mais firme e/ou com a haste menor para impedir que chegue no final do curso estourando o mesmo. Segue abaixo uma ilustração:


Fabricantes de molas esportivas que informam que não é necessária a troca dos amortecedores originais é porque as molas são duras o suficiente para impedem que a haste original chegue até o final do curso. Mesmo assim num impacto maior a haste vai chegar no final do curso podendo estourar o amortecedor, depende muito de cada automóvel e tipo de mola. 

(Fonte: Techcar Tuning)

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