Ler um pneu
Pode ficar a conhecer todos os conceitos básicos de um pneu lendo as informações da sua parte lateral (ou flanco).
Parede lateral
Tipo de pneus
Define a utilização correcta do pneu. P significa que é um pneu para veículos de passageiros. LT significa que é para camionetas.Largura do pneu
A largura do pneu é medida em milímetros, de um flanco ao outro. Este pneu tem uma largura de 215 milímetros.Relação largura/altura
Relação entre a altura e a largura da secção transversal do pneu. 65 significa que a altura é igual a 65% da largura do pneu.Construção
Indica como o pneu foi fabricado. "R" significa radial, denominando a carcaça. As telas são camadas de tecido que constituem a carcaça do pneu e que o atravessam radialmente, de talão a talão. Um "B" indica que o pneu é de construção diagonal, ou seja, a carcaça atravessa o pneu diagonalmente, de talão a talão, alternando as telas de tecido de direcção, de modo a se reforçarem uma à outra.Diâmetro da roda
A largura da roda de um extremo ao outro. Esta roda tem um diâmetro de 15 polegadas.Índice de carga
Indica a carga máxima, em libras, que um pneu pode suportar quando tem a pressão correcta. A indicação da carga máxima, em libras e quilogramas, encontra-se também noutra parte do flanco.Índice de velocidade
Indica a velocidade de utilização máxima de um pneu. H indica que o pneu tem uma velocidade de utilização máxima de 130 mph. Tenha em atenção que este índice diz apenas respeito à capacidade de velocidade do pneu, NÃO sendo uma recomendação para exceder os limites de velocidade máxima impostos por lei. Conduza sempre dentro dos limites de velocidade permitidos.DOT
Significa que o pneu está em conformidade com todas as normas de segurança aplicáveis, estipuladas pelo Departamento de transportes norte-americano (DOT). Junto a esta indicação encontra-se a identificação ou número de série do pneu, que consiste numa combinação de números e letras, com um máximo de 12 dígitos.UTQG
Significa Uniform Tire Quality Grading, um sistema de classificação da qualidade desenvolvido pelo Departamento de transportes norte-americano (DOT). Para mais informações sobre UTQG, consulte 'Classificação de pneus'.Classificação de pneus
Os pneus para veículos de passageiros são normalmente classificados com base em três factores: desgaste do piso, aderência e resistência à temperatura.
Uniform Tire Quality Grading System (UTQG)
À excepção dos pneus para a neve, as autoridades federais norte-americanas exigem que os fabricantes classifiquem os pneus dos veículos de passageiros com base em três factores: desgaste do piso, aderência e resistência à temperatura.Desgaste do piso
Esta classificação mede a velocidade de desgaste do pneu, testado em condições controladas. 100 é considerado um padrão de qualidade básico. Um pneu com classificação de 200 desgastar-se-á num período de tempo duas vezes superior ao de um pneu com classificação de 100.Mais de 100 – Melhor
100 - Base
Menos de 100 - Pior
Nota: as classificações do desgaste do piso apenas são válidas para comparações dentro de uma linha de produtos do fabricante. Não são válidas para comparações entre fabricantes.
Aderência
As classificações de aderência representam a capacidade do pneu parar em pavimento molhado. A classificação baseia-se em testes de travagem "em linha recta". Não indica a capacidade de aderência em curva.A- Ideal
B - Intermédia
C - Aceitável
Temperatura
A classificação da temperatura representa a resistência do pneu à geração de calor.
A- Ideal
B - Intermédia
C - Aceitável
Nota: A lei federal exige que todos os pneus cumpram, no mínimo, os requisitos da Classificação C.
A- Ideal
B - Intermédia
C - Aceitável
Nota: A lei federal exige que todos os pneus cumpram, no mínimo, os requisitos da Classificação C.
Fonte: Goodyear
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